NOSSA MISSÃO
Organizar e defender os trabalhadores respeitando os direitos de cidadania e a diversidade como os princípios para a construção de uma sociedade justa.

Sindicato enfatiza a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama

Publicado em 29-10-2020 às 15:00

Sindicato enfatiza a importância da prevenção e do combate ao câncer de mama

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, através do Coletivo de Mulheres da entidade, apoia e participa da Campanha Outubro Rosa. 

Em solidariedade e repúdio aos companheir@s de Sorocaba (Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba), que tiveram imagens das mulheres censuradas pelo Instagram, realizando o autoexame, criamos também aqui em São Carlos a campanha com imagens de homens (diretores e assessoria) realizando o autoexame.

A alerta sobre prevenção e diagnóstico é importante no combate ao câncer de mama, que acomete também os homens, apesar de ser raro. 

Além de enfatizar a importância do autoexame (exame de toque das mamas) que deve ser feito todos os meses e a realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos, a postura atenta da mulher de conhecer seu próprio corpo e às alterações suspeitas, com diagnóstico e tratamento, contribui para a redução da mortalidade. 

Por isso no autoexame, procure por nódulos fixos e indolores e verifique se a pele das mamas está avermelhada, retraída. Outros sintomas que pode estar relacionados ao câncer de mama são alterações nos bicos dos peitos (mamilos), nódulos pequenos nas axilas ou pescoço e saída de líquidos anormais das mamas. Porém nem sempre estes sinais estarão relacionados à doença, uma avaliação médica aumenta as chances de cura.

Fique atenta aos sintomas, Outubro Rosa é mês de cuidados com a saúde, em especial da mulher! 


Fotos