NOSSA MISSÃO
Organizar e defender os trabalhadores respeitando os direitos de cidadania e a diversidade como os princípios para a construção de uma sociedade justa.

Saques FGTS, é uma boa ideia ou uma cilada?

Publicado em 26-08-2019 às 15:46

              O governo anunciou mudanças no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre elas duas novas modalidades de saques, que estão gerando muitas dúvidas para os trabalhadores, por isso, segue abaixo uma breve explicação para que VOCÊ trabalhador não caia em uma cilada.

SAQUE IMEDIATO 

Nessa modalidade todos os trabalhadores e trabalhadoras com carteira assinada poderão sacar a partir de setembro deste ano e no início do ano que vem até R$ 500 de cada conta que tiver no FGTS, sejam as contas ativas (emprego atual) ou as inativas (empregos antigos).

 Não há restrições nem prejuízos futuros para os trabalhadores

 SAQUE ANIVERSÁRIO:

A partir de 2020, o trabalhador vai poder sacar todo ano uma fatia do FGTS, se quiser. Se fizer essa opção, não vai poder sacar todo o valor do fundo em caso de demissão sem justa causa; só a multa de 40%.

Preste atenção! Quem aderir ao saque-aniversário terá o FGTS retido.

 *O trabalhador não é obrigado a fazer o saque imediato nem o saque aniversário. Se não quiser, o dinheiro permanece no FGTS.

Confira a matéria na íntegra com calendários de saques, em nosso site: www.metalurgicosdesaocarlos.org.br. 

CUT/Brasil