NOSSA MISSÃO
Organizar e defender os trabalhadores respeitando os direitos de cidadania e a diversidade como os princípios para a construção de uma sociedade justa.

Sindicato sugere paralisação geral por 15 dias

Publicado em 22-03-2021 às 14:49

Sindicato sugere paralisação geral por 15 dias

Em carta aberta divulgada no início da tarde desta segunda-feira, 22, e assinada por seu presidente, Vanderlei Strano, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté sugere uma paralisação geral em todos os setores de pelo menos 15 dias, tendo início no dia 29 de março, na próxima segunda-feira.

A sugestão é para que juntos possamos realizar de fato um isolamento social que abaixe significativamente o número de proliferação a nossa população de São Carlos e Ibaté. A saúde econômica da empresa depende da saúde do trabalhador, sem saúde não há produção, não há consumo”, pondera a carta aberta.

No documento, o Sindicato pontua os números de mortos e infectados no Brasil e em São Carlos, salientando que na cidade, a UTI Covid oferecida pelo SUS está com 100% de ocupação. “Não há vagas. Precisamos somar esforços e articular uma grande frente em defesa da vida”, enfatiza.


A carta:

Abaixo, a carta em sua íntegra:


“São Carlos, 22 de março de 2021


CARTA ABERTA


EM DEFESA DA VIDA

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté vem a público, por meio desta, expressar sua enorme preocupação com o momento em que estamos vivendo, vidas estão sendo perdidas e é nosso dever como Sindicato Cidadão contribuir para busca de soluções que diminuam as mazelas instaladas na sociedade.

Neste momento de pandemia da Covid-19 já somamos mais de 294 mil mortos e quase 12 milhões de infectados no Brasil, somente em São Carlos foram perdidas cerca de 186 vidas e, segundo o boletim informativo do dia 21/03/2021, São Carlos está com 100% dos leitos especiais para Covid-19 de UTI-SUS ocupados. NÃO HÁ VAGAS!!!

Precisamos somarmos esforços e articular uma grande frente em defesa da vida.

O distanciamento social, o uso de máscara e a higienização, são fundamentais para nossa sobrevivência, precisamos ficar em casa em isolamento para reduzir o número de transmissão do vírus Covid-19.

Somos cerca de 9 mil metalúrgicos na cidade de São Carlos e Ibaté, em sua esmagadora maioria pais e mães, arrimos de famílias que, diariamente, são obrigados a se exporem ao risco de contágio e, portanto, de suas vidas.

A Constituição Federal determina que o Estado e as empresas tem o dever de cuidar da saúde de seus trabalhadores (artigo 7º, XXII) e o artigo 170 diz que a Ordem Econômica deverá assegurar à todos existência digna.

Não se pode permitir a perda de uma vida com a justificativa de que o isolamento agravará, ainda mais, o desemprego. Não haverá empregos enquanto houver tantas mortes e não haverá retomada da economia enquanto essa Pandemia não for enfrentada devidamente por todos.

Por isso conclamamos toda sociedade, Autoridades Municipais, Instituições Públicas e Privadas, Empresas, especialmente metalúrgicas, por uma frente em defesa da VIDA, que tenha como objetivos: Somar-se aos esforços já existentes e desenvolver ampla campanha pelo isolamento social. Chamamos todos os seguimentos para este momento único de preservar vidas, a esta importante discussão.

Pedimos a toda sociedade e representantes dos setores que venha se unir em um debate fundamental em busca de uma data real para uma breve parada geral de todos os setores, assim nenhum setor será mais prejudicado do que o outro como vem ocorrendo.

Entendemos que se não se unirmos neste importante momento iremos pagar muito mais caro ao decorrer do tempo.

Desta forma, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, vem sugerir uma PARALISAÇÃO GERAL em todos os setores de pelo menos 15 dias, tendo início no dia 29 de março, para que juntos possamos realizar de fato um isolamento social que abaixe significativamente o número de proliferação a nossa população de São Carlos e Ibaté.

A saúde econômica da empresa depende da saúde do trabalhador, sem saúde não há produção, não há consumo.

Juntos venceremos a pandemia Covid-19

VANDERLEI STRANO - Presidente do Sindicato

SITE SÃO CARLOS AGORA 

Fotos